Juliana Malheiros
Professora e psicóloga

No meu blog da semana passada, escrevi sobre como errar faz parte da vida e da rotina de quem estuda e faz provas e concursos. A proposta do caderno de erros é te ajudar ao máximo a conquistar a tão sonhada aprovação, mas nem sempre saímos felizes e confiantes depois de uma prova. Meu papel como educadora e psicóloga aqui hoje é falar sobre esse momento que não é nada fácil de atravessar: saber que você não foi bem numa prova, mas mesmo assim ter a força necessária para dar a volta por cima.
Tive que pensar um tempo antes de escrever sobre esse tema, pois pensei que estaria expondo uma fraqueza minha. Os leitores poderiam se perguntar: Ué, ela escreve para um blog num site que ajuda a preparar para concursos e ela não foi chamada logo no que ela fez? Exatamente! Eu acabei de experimentar a sensação de estudar por meses, fazer a prova, passar por todo o processo e mesmo assim não conseguir por pouco. Ao saber do resultado, amigos e familiares foram bastante amorosos e solícitos, com falas positivas de conforto, pois viram que eu fiquei bastante pra baixo, pois as expectativas eram altas. Apesar de que em uma maneira lógica eu concordo com eles (isso não é o fim do mundo e ainda sou nova e posso tentar outra vez), por dentro eu fiquei bem mal por dias.
Isso provocou uma onda em mim que foi da tristeza e do desapontamento até o estágio onde eu estou agora, onde posso enxergar a situação de outra maneira.
Nessa caminhada da vida, entre relações pessoais, de trabalho e também provas de concursos, todo mundo pode passar por momentos de fracasso. Foi isso que eu, aos 45 anos de idade, entendi mais uma vez. Vou te passar algumas dicas que podem ajudar e que eu mesma utilizei para tornar esses momentos um pouco menos difíceis:
1. Faça uma autorreflexão estruturada.
Depois de um resultado ruim, pense de maneira lógica e racional sobre o que pode ter dado errado. Foi falta de conteúdo, estratégia, fiz a leitura errada? Como o caderno de erros que você utiliza para estudar para o concurso, faça notas mentais ou até mesmo físicas das falhas para que elas não se repitam. Um estudo com alunos de Medicina mostrou que escrever sobre suas falhas passadas atenua as respostas do cortisol, o hormônio do stress, e faz com que esse momento seja mais fácil de atravessar.
2. Entenda que mesmo que você faça o seu melhor, pode haver falhas.
Compreenda que até mesmo quando você se prepara bastante e estuda muito, podem haver fatores durante a prova além do seu controle. O ambiente de prova, fatores físicos e biológicos ou até mesmo uma mudança inesperada no nível de dificuldade da prova podem afetar o seu desempenho.
3. Sempre pense no próximo objetivo.
Você tem se dedicado e ainda tem uma longa caminhada da vida pela frente e é insano pensar que se você falhar aqui, tudo estará perdido. Pelo contrário, outras oportunidades de concursos vão surgir e isso será um novo desafio. Não desista.
4. Use sua rede de apoio como um reforço social.
Acredite em mim quando eu digo que desabafar e conversar com pessoas que já passaram pelas mesmas circunstâncias e escutar as experiências delas ajuda bastante quando estamos sofrendo pelo nosso “fracasso”. E mesmo que você não tenha nenhum amigo concurseiro, você pode se abrir com um amigo ou familiar próximo que se importe com você. Tenho certeza de que você sairá com o coração mais confortado.
5. Pratique a autocompaixão.
Isso é especialmente algo que tenho aprendido mais e mais a cada dia. Às vezes tenho a impressão de que nós tratamos muito melhor alguém de fora do que nós mesmos. Imagine se um atleta que cai numa corrida de barreiras ou uma ginasta que se desequilibra numa rotina de solo fossem desistir de tudo por causa desse evento! Mais uma vez, reflita de maneira técnica sobre o que pode ter dado errado, mas entenda que você é um ser humano, que é feito de momentos, de pensamentos e de sentimentos reais. Na próxima você vai conseguir.
Espero que ao compartilhar essa experiência pessoal, eu e o Caderno de erros tenhamos conseguido ajudar você a entender mais um pouco sobre esse mundo de concursos e o que faz parte dele. Mantenha sua rotina, tenha uma atitude positiva e fique conosco para mais artigos úteis sobre o tema.
|++ Leia mais: Porque errar é essencial para o aprendizado