Porque errar é essencial para o aprendizado

Porque errar é essencial para o aprendizado

15/09/2025, 16:44

15/09/2025, 16:44

15/09/2025, 16:44

Juliana Malheiros

Professora e psicóloga

15 de setembro de 2025

15 de setembro de 2025

15 de setembro de 2025

16:44

16:44

16:44

Há um ditado bem famoso que diz que errar é humano e todos nós já experimentamos essa sensação. Não é um sentimento legal e, no caso de uma prova ou concurso importante, pode custar muito. Se a gente pudesse, pularia essa parte e iria direto para o acerto mas, acredite ou não, aprender com os erros é muito importante, pois errar favorece o aprendizado. Continua lendo e você vai descobrir como isso acontece de fato e como estudantes podem tirar proveito disso para um estudo inteligente para concurso.

 

Porque os erros são úteis

Eles ativam a metacognição. Metacognição é, de forma simplificada, refletir sobre o próprio pensamento. Não somos seres que agimos de forma robotizada, pois estamos o tempo todo pensando em que ação tomar e, dependendo do resultado daquela ação, pensamos sobre qual foi a consequência. Quando você erra uma questão, você tenta entender o que houve de errado e considera mudar de estratégia, o que vai beneficiar o seu método de estudo baseado em erros.

Eles favorecem a memorização. Experimentos indicam que a conscientização do erro, seguida de feedback corretivo, melhora a retenção do que apenas estudar certo desde o início. Isso é algo que posso comprovar com minha experiência em sala de aula. O erro forma uma marca, como uma “cicatriz” na curva de aprendizado, que afeta o processo de forma positiva. Quando você erra algo e entende que foi um erro bobo, que a resposta era óbvia, ou sente que sabia a resposta certa, consegue se lembrar melhor das informações corretas. Esse é um exemplo claro de como a neurociência e aprendizagem se relacionam.

Eles encorajam a exploração do assunto. Quando se erra uma questão, você tende a ler os textos novamente e pesquisar mais sobre o assunto e não existe nada mais proveitoso do que estudar de forma eficiente! Esse engajamento pode produzir um conhecimento mais duradouro do que simplesmente repetir o que já se sabe.


Quando errar não é bom: o lado negativo

Tenho certeza de que você concordou com esse título, porque ninguém gosta de errar, certo? Vamos ver agora quando confundir o conteúdo ou marcar a resposta errada não é bom:

  • Feedback tardio: quando você erra e não procura a resposta certa, a resposta incorreta se fixa como uma crença errada. É por isso que a revisão ativa é tão importante.

  • Ansiedade e auto percepção: quando o estudante está muito ansioso ou tem medo de errar, os erros podem atuar de forma negativa e bloquear a memorização e o aprendizado. Creio que todos nós já passamos por essa fase em algum momento do processo de estudos. Algumas pessoas apresentam perfeccionismo rígido e às vezes evitam desafios que têm risco de erro. Entenda que o ser humano só se desenvolve desde que nasce por causa da tentativa e erro. Além disso, identifique e avalie seus pensamentos disfuncionais para que a antecipação do erro ou o estresse que vem depois não te afetem. As habilidades e a inteligência podem melhorar com o esforço e  errando para aprender é que evoluímos.

 

Estratégias práticas para usar o erro como algo positivo

  1. Revisitar erros antigos: o hábito de ter um caderno de erros e a eficácia que isso traz corrobora muito do que foi dito acima. Registrar o que você errou e refletir sobre cada questão vai fixar o aprendizado.


  2. Técnica do “se eu fosse o professor”: explicar o erro e o conteúdo atrelado a ele para si mesmo “engana” a mente, te dá mais autoconfiança, organiza os pensamentos e favorece a memorização.


  3. Criar uma checklist mental para evitar o erro: antes de checar a resposta correta, se perguntar: “Li o enunciado com atenção? Revisei o cálculo? Entendi se era a questão correta ou a falsa?” Errar de forma consciente é muito melhor, pois faz com que você entenda mais rápido o que aconteceu de errado.

 

Bem, para terminar, quero confessar que eu também não gosto de errar e certamente fico mais feliz quando acerto. A verdade é que somos humanos e em todas as situações da vida temos erros e acertos e as experiências passadas são o que nos prepara para o futuro. A partir de hoje, tente ver os erros de uma perspectiva mais positiva: transforme seus erros em acertos e use cada erro como um guia para chegar à aprovação.

|++ Leia mais: Caderno de Erros: Como Controlar a Ansiedade no Dia da Prova

Caderno de Erros é o método de estudo que te ajuda a transformar erros em aprovação.

Início

O Que é?

Comunidade

Blog

Política de Privacidade

Termos de Uso

contato@cadernodeerros.com.br

Caderno de Erros é o método de estudo que te ajuda a transformar erros em aprovação.

Início

O Que é?

Comunidade

Blog

Política de Privacidade

Termos de Uso

contato@cadernodeerros.com.br

Caderno de Erros é o método de estudo que te ajuda a transformar erros em aprovação.

Início

O Que é?

Comunidade

Blog

Política de Privacidade

Termos de Uso

contato@cadernodeerros.com.br