Juliana Malheiros
Professora e psicóloga

Meses de preparação e dedicação para uma prova de concurso. Várias horas debruçado sobre o material. Fichas e mais fichas de conteúdo, mas o nervosismo, logo antes da prova, pode colocar muito a perder. O caderno de erros, mais uma vez, vai te ajudar com dicas de como controlar a sua ansiedade antes do grande momento para o qual você se esforçou tanto.
Bem, é senso comum que o seu estado emocional pode abalar a sua performance na prova, certo? Isso acontece por causa de todas as expectativas que giram em torno de um concurso, pois, para nós, ele pode ser a solução de muitos problemas e o tão sonhado avanço na carreira.
Existe um processo em nossa mente que está ligado à ansiedade chamado de catastrofização, que ocorre quando você maximiza os sentimentos e pensamentos relacionados àquele momento crítico, imaginando tudo de ruim que pode acontecer se você não passar. Isso acaba fazendo com que a tensão aumente e atrapalhe o fluxo de pensamento lógico e a memória. O nervosismo coloca seu corpo em estado de alerta e pode bloquear muitas informações valiosas para marcar a resposta correta.
Por isso, leia as informações a seguir:
1. Controle sua respiração
Vários estudos científicos mostram que respirar da maneira correta pode realmente reduzir o estresse. Vale muito a pena tentar a respiração diafragmática: respire bem fundo e segure o ar por 4 segundos. Depois, libere o ar lentamente. Esse tipo de respiração ativa o nervo vago, que está ligado ao coração e aos pulmões. Isso estimula o sistema nervoso parassimpático (aquele que relaxa o corpo), reduzindo batimentos cardíacos e níveis de estresse. Essa prática proporciona mais clareza mental e menos tensão muscular.
2. Consuma os alimentos certos
Antes de fazer uma prova, inclua proteína na sua refeição. Um experimento comparando diferentes tipos de alimentos mostrou que o consumo de proteína pode ajudar na retenção do que foi estudado, pois reduz a velocidade com que a memória é esquecida. Isso acontece porque as proteínas fornecem aminoácidos que participam da produção de neurotransmissores ligados à memória, ao foco e à regulação emocional, contribuindo para uma mente mais estável e atenta.
3. Sorria
E, finalmente, sorria, mesmo que você não esteja com vontade. A ciência diz que, se você simula uma certa emoção, o cérebro tem a tendência de copiar isso e produzir aquela sensação de verdade. Esse fenômeno se chama hipótese de feedback facial, que mostra que as expressões faciais têm influência direta sobre a experiência emocional. Ficar mais feliz vai te deixar mais calmo e tranquilo, melhorando a sua experiência na prova.
Aprender com os erros e seguir em frente
É claro que o que vai determinar o seu sucesso na prova são as técnicas de estudo que você utilizou, o quanto você se esforçou e o conteúdo que conseguiu memorizar e aprender. Mas não custa nada colocar as dicas acima em prática!
Lembre-se também: aprender com os erros e revisar de forma consciente são passos fundamentais. Se você ainda não testou, experimente também um método de estudos para concursos que inclua revisão ativa. Ele ajuda a consolidar a memória e reduzir o impacto do nervosismo.
Tudo que você puder fazer para alcançar seu objetivo será válido. Transforme seu esforço em resultados e mantenha a confiança: cada erro conta, mas é a forma como você lida com eles que vai te levar à aprovação.
|++ Leia mais: Escrever para Memorizar: Procrastinação nos Estudos: O Caderno de Erros te ajuda a manter o Foco e se Preparar para Concursos